Na Norma Regulamentadora 5 (NR5) está descrito todo o processo eleitoral da CIPA. O passo a passo está regulamentado e deve ser seguido criteriosamente e dentro dos prazos estipulados na legislação. Basicamente, o fluxo inicia-se com a chamada para as eleições, na qual ocorre a nomeação de uma comissão responsável por esta. Dando sequência, publica-se o edital da chamada, no qual inscrevem-se os candidatos à CIPA.
Após o fechamento da seleção de candidatos, dá-se início o período de campanha, que vai até a eleição propriamente dita. Com o término das votações, o resultado é contabilizado manualmente. Finalmente, os candidatos tomam posse e dão início a um novo treinamento para a comissão eleita.
Por outro lado, o processo digital realizado pelo Votecipa visa evitar a dor de cabeça dos empregadores e modernizar o processo eleitoral, trazendo um sistema inovador, simples e ágil.
Muitos empregadores já sabem que toda empresa com mais de 20 funcionários precisa ter uma CIPA. O problema é que muitos não querem ou não tem disponibilidade para correr atrás dos trâmites legais para criar uma eleição para essa comissão. Vamos entender sobre o processo tradicional de eleição, que é feito de maneira presencial.
O diferencial do processo eletrônico é que todo o procedimento será informatizado. Isto é, desde a chamada para as eleições, realização dos votos através de urna eletrônica até a apuração dos resultados. Os organizadores da eleição e os eleitores não precisam fazer uso de papel, nem se deslocar até um local para a votação. Com isso, o processo eleitoral ganha agilidade, economia de recursos, além da segurança que o sistema proporciona para a eleição.
Se você quiser fazer download de um Guia Completo sobre a eleição CIPA, acesse aqui.
Tem alguma dúvida sobre qual sistema de votação escolher? Entre em contato conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário