sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O que fazer se faltar candidato para a eleição da CIPA?



A falta de candidatos para a Eleição da CIPA é um problema enfrentado por muitos Técnicos de Segurança. Sempre é possível fazer um trabalho de divulgação para convencer os funcionários a participarem do processo de eleição, mas e se realmente não aparecer ninguém? É possível adiar a Eleição da CIPA?

Antes de esclarecer a situação, vamos nos atentar ao fato do porquê de não haver candidatos. Essa é uma tarefa fácil. Numa rápida pesquisa entre os funcionários já é possível descobrir a causa da falta de candidatos.

A maioria das pessoas não gosta de assumir compromissos e, nesse caso, ser cipeiro parece um peso a mais para o funcionário que não enxerga as vantagens do cargo.

É aí que entra o trabalho de montar uma estratégia de convencimento para usar durante o processo de inscrição, que pode ser:
  • Faça reuniões e explique a importância de ser cipeiro (antes de iniciar o processo de inscrição). Pode ser durante osDDS.
  • Distribua cartazes avisando da eleição (tem gente que nem nota os editais);
  • Peça aos membros atuais para te ajudar a identificar possíveis candidatos;
  • Fale da importância de ter sido cipeiro na hora de uma futura contratação.

Fazendo assim e a sua eleição terá grandes chances de ter candidatos suficientes.

E quanto ao adiamento da eleição?

De acordo com a NR5, a eleição deve ser realizada “no prazo mínimo de 30 (trinta) dias antes do término do mandato da CIPA, quando houver.” Em nenhum momento a NR nos dá abertura para adiamento da eleição, portanto temos que trabalhar para que haja candidatos suficientes para formar a CIPA.

Em último caso, temos que conversar com cada chefe e solicitar que este faça indicações dos possíveis candidatos.

No entanto, se fizer um bom trabalho de divulgação, não vai ter problemas com a falta de candidatos.