A ergonomia consiste em um conjunto de conceitos que tem como objetivo aprimorar a forma com a qual interagimos com os diferentes ambientes que frequentamos diariamente, seja no trabalho, na academia, em casa ou em atividades ao ar livre os conceitos da ergonomia nos ajudam a ter uma vida mais saudável.
Dentro do ambiente de trabalho usualmente encontramos inúmeras situações que colocam em risco a nossa integridade física: sentamos, digitamos, escrevemos, lemos, andamos e até mesmo nos espreguiçamos de maneira incorreta, tudo isso contribui para o desenvolvimento de lesões em curto ou longo prazo que por sua vez afetam tanto o nosso rendimento no trabalho como nossos momentos de lazer, principalmente pelo fato de sentirmos dores fortes ou estarmos constantemente cansados.
A ergonomia dentro do ambiente organizacional pode ser trabalhada de duas maneiras distintas:
- Ponto de vista estrutural: com equipamentos e móveis desenvolvidos de maneira que possa oferecer maior conforto e eficiência nos processos produtivos.
- Ponto de vista conceitual: com a conscientização dos colaboradores sobre a importância da ergonomia, essa conscientização muitas vezes é facilitada pela ginástica laboral.
É importante que as empresas e os colaboradores deem a devida atenção aos conceitos da ergonomia dentro do ambiente organizacional.
As lesões por esforço repetitivo (LER) podem ser drasticamente diminuídas dentro de uma empresa se existir equipamentos ergonomicamente projetados e programas de alongamentos e exercícios regulares com finalidade terapêutica. Vale ressaltar a importância de um profissional qualificado para identificar o equipamento mais indicado para determinada função e a elaboração de um programa de ginástica laboral
Fonte: Portal educação