segunda-feira, 5 de maio de 2014
sexta-feira, 2 de maio de 2014
O afastamento do trabalho pela dengue
Devido a grande epidemia de dengue, que várias cidades brasileiras estão passando, muitos dos que contraem a doença acabam tendo que se afastar do trabalho por recomendação médica, pois a melhor forma de tratamento é repouso e muita água, já que não existe um remédio para curar e sim um tratamento para diminuir a dor e a febre.
Somente o médico está apto a afirmar se o trabalhador deve ou não trabalhar, independente da idade ou sexo. No caso de diagnóstico positivo um atestado deverá ser produzido e o trabalhador deverá encaminha-lo para o RH da empresa em até 48 horas.
Essa epidemia acaba criando prejuízo em produtividade para várias empresas, por ter vários colaboradores ausentes ao mesmo tempo com dengue.
Por esse motivo grandes empresas estão empenhadas em criar suas próprias campanhas contra a dengue ou até mesmo aderindo as que são promovidas pelos sindicatos e/ou prefeituras.
A melhor forma de combater a dengue é não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Os sintomas da dengue são:
- Dor de cabeça e nos olhos;
- Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus);
- Dor nos músculos e nas juntas;
- Manchas avermelhadas por todo o corpo;
- Falta de apetite;
- Fraqueza;
- Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.
Cuide de você, da sua família e de seus vizinhos. Não deixe água parada em nenhum lugar.
O VOTECIPA apóia essa campanha e já fez sua parte. E você, já verificou se tem água parada em sua casa hoje?
Distribuição de casos de dengue no estado de São Paulo 2014: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/zoo/den14_import_autoc.htm
Assinar:
Postagens (Atom)